De facto,os conceitos de «teorias» e «modelos» assentam em paradigmas muitos diferentes. Numa acepção ampla, o termo modelo pode aplicar-se a qualquer representação simbólica de uma coisa, processo ou ideia. A nível conceptual, existem modelos que representam ideias e processos, assumindo a forma de modelos gráficos, verbais ou matemáticos.Os modelos têm uma função organizadora, ordenando e relacionado sistemas entre si e dando-nos imagens de conjunto que de outro modo poderíamos não notar.Fornecem, portanto, imagens gerais de séries de circunstâncias particulares, possuindo uma função heurística, uma vez que podem guiar o estudante ou o investigador a ponto-chave de um processo ou sistema.
Os modelos possível prever conclusões, podendo, pelo menos, fundamentar a atribuição de probabilidades a várias conclusões alternativas e assim contribuir para a formulação de hipóteses para a investigação. Hawes afirma que «uma teoria apresenta-se como uma explicação e um modelo como uma representação».
No livro, o termo «teoria» será usado significando uma qualquer representação ou explicação conceptual do processo de comunicação.
Bibliografia: VAZ-FREIXO, M. João, Teorias e Modelos de Comunicação, Lisboa: Instituto Piaget, 2006.
Vídeo: Animation "Ways to Communicate"
http://www.youtube.com/watch?v=i_DS6dwHv4k&feature=related
Sem comentários:
Enviar um comentário